#SerigrafiaNaRua / arte relacional / Pintura/serigrafia Coletiva / Public Art

Mapa de Vontades – Braga

Art with People, not just for People!

‘MAPA (BRAGA) de VONTADES’

Apresentado no Encontro de Ilustração ‘Braga em Risco’ 2018.

 

ARTE COMO FORMA DE RELAÇÃO E CONSCIÊNCIA COLETIVA

O Atelier SER nos dias 3 e 4 de Novembro de 2018, a convite do ‘Braga em Risco’ veio para a Rua do Castelo propor às pessoas, transeuntes locais e visitantes a pintar um mapa coletivo como uma metáfora ao sentido de comunidade. Um espaço de consciência individual e coletiva que propõe repensar os valores que queremos para a nossa rua, vizinhança, bairro, cidade, país, planeta…

Num mapa desenhado em tecido, 5mX5m, estavam pintadas linhas pretas, representações de ruas da cidade de Braga, onde cada pessoa era convidada a escrever a sua vontade para o seu lugar/rua/cidade ou até mensagens mais globais para a sociedade, e assim deixar inscritos os seus pensamentos de transformação e virtude.

Nos espaços brancos, dando cor e vida a este mapa colectivo, podiam ser estampadas com a técnica de serigrafia representações do património arquitectónico como por exemplo o coreto da Avenida, edifícios com fachadas históricas ou o Palácio de S. Marcos, juntamente com representações de pessoas e atividades. Estas ilustrações elaboradas pelos artistas simbolizavam espaços públicos, infraestruturas (museu, escola, habitação), espaços verdes e vida social como vetores para um jogo de governação inovativa.

Este mapa é para o Atelier SER um símbolo de voz e liberdade, um espaço de escuta e de ação.

Do resultado deste ‘Mappening’ fica agora exposta esta colorida e ilustrada ‘língua’ de tecido com muitas línguas onde se leem histórias, palavras e vontades de quem por ali passou e deixou o seu contributo.

Agradecimentos especiais ao Município de Braga, e à organização do ‘Braga em Risco’ 2018.
Fotografia: Diego Bastos Cunha (Projeto Lá Tinha) | Colaboração: Sara Pregueiro
Conceção artística: Diogo deCalle e Bruno Lavos Marques

 

Enquadramento histórico:

‘Mapa de Vontades’ é um projeto que surgiu em 2017, promovido por ‘LARGO Residências’ e apresentado no evento cultural ‘Bairro Intendente em Festa’. Foi uma forma ativa de proximidade e escuta de quem habita, vive ou transita num bairro que sofreu e continua a sofrer um dos maiores índices de gentrificação em Lisboa.

#MapaDeVontades

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s