About

Sobre o Atelier SER:

‘Art with the People, not just for the People’.

Atelier SER – Spontaneous Art Movement, projeto de desenvolvimento da Arte Participativa e Relacional como vector de pensamento e construção progressiva da cidadania ativa e do direito à cidade.

O AtelierSER surge em 2016 criado pela dupla de artistas plásticos Diogo deCalle e Bruno Lavos. A ideia base do AtelierSER foca a Arte Participativa como catalisadora do bem estar comum e de resiliência comunitária. Trabalhamos para que o espaço público defenda o direito à cidade e possa ser um centro de proximidade, um local de encontro e debate, de cidadania ativa, defendendo os direitos Humanos, assentes na convivência pacífica. Apresenta-se como um movimento de acção local e social onde são partilhadas actividades artísticas para promover o desenvolvimento da Comunidade e da Pessoa Humana.

ARTE, EDUCAÇÃO & CIDADANIA

A obra de arte no movimento relacional

O projeto do Atelier SER vai ao encontro da formação de novos públicos e de expansão comunicativa com a comunidade, absorvendo o pulsar de uma época. 

A transformação da experiência colectiva passa por desenvolver novas formas de criar relações.

Através de uma técnica ancestral de comunicação e reprodução de imagens – A serigrafia – O Atelier SER vem para a rua numa bicicleta e a sua ‘workstation’ de serigrafia itinerante, com o qual realiza oficinas criativas e iniciativas com um valor performativo e pedagógico.

Apresentamos uma oficina itinerante em forma de performance com o objectivo de transformar o cidadão de qualquer nacionalidade num fazedor de arte enquanto um ato político. Acreditamos que este é um passo importante para dar voz aos interesses, preocupações, desejos e sonhos de um povo, desde as mais jovens idades até as mais experientes gerações, cruzando raízes culturais e sociais.

Tal como dizia Joseph Beuys – ‘Every man is an artist: Only art is capable of build a social organism as a work of art.’

Entre acções de rua e workshops pedagógicos em espaços culturais, bibliotecas e escolas, o Atelier SER conta com vários eventos da capital e não só, procurando também a descentralização da Arte. Esteve presente em vários eventos culturais, tais como: ‘Festa da Diversidade’ – Lisboa, ‘Paratíssima 2016’, ‘Marginal sem Carros’ – Oeiras, ‘Urbact’- LARGO Residências, ’25 Abril Festa da Liberdade’ – Arroios, ‘Tons da Primavera’ – Viseu, ‘Estau’ – Estarreja, Festival ‘Fólio’ – Óbidos, ‘ZineFest’ – Porto, ‘Dias da Terra’ – Fundação Gulbenkian, ‘Festas Bairro Intendente 2017’ – LARGO Residências, ‘Caminhos da Leitura’ -Pombal, ‘Feira do Livro de Viana do Castelo’, ‘Lapa do Lobo – Aldeia Cultural’, Encontro de Ilustração ‘Braga em Risco 2018’, entre outros.

 

Contacto:

Email: spontaneousartmovement@gmail.com

Bruno Lavos +351915370986  |  Diogo deCalle +351966400757

Social Networks:

https://www.facebook.com/seratelier/

https://www.instagram.com/atelierser/

https://www.youtube.com/atelierser/

 

The Artists:

Bruno Lavos (Installation art and sculpture)

Bruno Lavos Marques (também conhecido como Bruno ‘Jamaica’) é um artista visual nascido em Portugal que se dedica à escultura e a instalações site-specific.
De 2001 a 2006, estudou Belas Artes – escultura e gravura – na ESAD, Caldas da Rainha, Portugal.
Vive e trabalha entre em Lisboa desde 2016, e participou em várias exposições internacionais em cidades como Berlim, Madrid, Lisboa, São Paulo, Kaohsiung (Taiwan) e Londres, onde viveu entre 2008 a 2015.
‘Drawing is a very different activity for Bruno, more physical and less contemplatory. Whether made with pen and ink on paper, or using elas cated straps out in the public realm, the lines are less existential as Situationist – detournements of drawing as invasions of public space.’ *Kit Hammonds – curator and tutor.

https://www.works.io/bruno-lavos-marques

Diogo deCalle (Fine artist, drawing, sculpture and illustration)

Diogo deCalle nascido em 1985 em Lisboa, cidade onde vive e trabalha.
É um criador licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha. Jovem Criador 2008, vencedor do 2º lugar na categoria de Artes Plásticas, tem vindo a desenvolver a sua obra de uma forma multidisciplinar assente em diversas expressões artísticas, desde o desenho e escultura às artes performativas, dança, teatro e performance, onde as questões do corpo ou o corpo como matéria de expressão estão sempre presentes.
Presentemente desenvolve a sua pesquisa e criação em Desenho, Litografia, Ilustração e Escultura efémera onde o tempo, a mudança, o corpo e o “em transformação” são fortes assuntos do seu caminho.

https://diogodecalleartwork.wordpress.com

—————————————————————————————————————————————–

Contacto: spontaneousartmovement@gmail.com

Tel. +351 915370986