About

Sobre o Atelier SER:

Práticas artísticas comunitárias e participativas

‘Art with the People, not just for the People’.

Atelier SER – Spontaneous Art Movement – um projeto de arte participativa desenvolvido pelo coletivo artístico Diogo deCalle e Bruno Lavos:

‘Usamos a Arte como um ferramenta para a cidadania e interculturalidade. Desenvolvemos práticas artísticas comunitárias através de experiências criativas que envolvem a serigrafia ao vivo, a poesia visual e a cartografia coletiva. As nossas ações falam de valores humanos e espaço público e promovem sociedades mais sustentáveis, plurais e inclusivas. Temos como objetivo dar oportunidade a todas as pessoas de se exprimirem através da arte de uma forma empoderadora e motivacional.’

O AtelierSER surge em 2016 nas comemorações populares do 25 de Abril. A ideia base do AtelierSER nasce da necessidade de partilhar conhecimentos e empoderar as pessoas através do fazer artístico. Foca a Arte Participativa como catalisadora da consciência coletiva e do espírito comunitário.

Email: spontaneousartmovement@gmail.com

ARTE, CIDADANIA & COMUNIDADE

A obra de arte no movimento relacional

O projeto do Atelier SER vai ao encontro da formação de novos públicos e da expansão comunicativa da comunidade, absorvendo o pulsar de uma época e de um território. 

A transformação da experiência colectiva passa por desenvolver novas formas de criar relações.

‘Realizamos oficinas criativas e ações com um valor performativo e pedagógico. Trazemos para a rua um mini laboratório transportado por uma bicicleta como forma de desafiar encontros e convidar as pessoas a experiênciar serigrafia ao vivo.’

‘Uma oficina em forma de performance com o objectivo de transformar o cidadão de qualquer nacionalidade num fazedor de arte enquanto um ato político. Acreditamos que este é um passo importante para dar voz aos interesses, preocupações, desejos e sonhos de um povo, desde as mais pequenas idades até às maiores, cruzando raízes culturais e sociais.

Trabalhamos para que o espaço público defenda o direito à cidade e possa ser um centro de proximidade, um local de encontro e debate, de cidadania ativa, defendendo os valores Humanos assentes na convivência pacífica. Apresentamo-nos como um movimento para a transformação positiva da sociedade.’

Tal como dizia Joseph Beuys – ‘Every man is an artist: Only art is capable of build a social organism as a work of art.’

Entre acções de rua e workshops pedagógicos, o Atelier SER  esteve presente em vários eventos culturais, tais como:

‘Paratíssima 2016’ – Lisboa;

‘Marginal sem Carros’ – Oeiras;

‘Urbact’- LARGO Residências;

’25 Abril Festa da Liberdade’ – Arroios;

‘Tons da Primavera’ – Viseu,

‘Estau’ – Estarreja;

‘Fólio – Festival Literário’ – Óbidos;

‘ZineFest’ – Porto;

‘Dias da Terra’ – Fundação Gulbenkian;

‘Bairro em Festa’ – LARGO Residências;

‘Caminhos da Leitura’ -Pombal;

‘Feira do Livro’ – Viana do Castelo;

‘Lapa do Lobo – Aldeia Cultural’;

Encontro de Ilustração ‘Braga em Risco 2018’;

‘Nordic Fringe Festival’ – Gothenburg e Lathi;

‘Comemorações Oficiais 25 de Abril, Jardins Palácio de S. Bento’ – Lisboa;

‘MEXE 2019’ – Porto;

‘Conversas na Rua’ – Amadora;

‘Flis – Festival Literário de Serpa’;

‘Festival Corpo de Hoje’ – Tavira e Loulé;

‘Festa da Ilustração 2020’ – Setubal;

‘Vila Natal’ – Cartaxo;

‘Imaginarium’ – Sta. Maria da Feira;

‘Noite Branca 2022’ – Braga;

‘Bienal de Cerveira 2022′ – Vila Nova de Cerveira;

’25 de Abril’ – Odemira;

‘Arraial Intercultural’ – Almada;

‘Noite Amarela 2023’ – Leiria;

entre muitos outros…

Contacto:

Email: spontaneousartmovement@gmail.com

Bruno Lavos +351915370986  |  Diogo deCalle +351966400757

Social Networks:

https://www.facebook.com/seratelier/

https://www.instagram.com/atelierser/

https://www.youtube.com/atelierser/

Meet the artists:

Bruno Lavos (Installation art and sculpture)

Bruno Lavos Marques (também conhecido como Bruno ‘Jamaica’) é um artista visual nascido em Portugal que se dedica às práticas de espaço crítico através da arte urbana, da escultura e instalações site-specific.
De 2001 a 2006, estudou Belas Artes – escultura e gravura – na ESAD, Caldas da Rainha, Portugal.
Vive e trabalha entre em Lisboa desde 2016, e participou em várias exposições internacionais em cidades como Berlim, Madrid, Lisboa, São Paulo, Kaohsiung (Taiwan) e Londres, onde viveu entre 2008 a 2015.
‘Drawing is a very different activity for Bruno, more physical and less contemplatory. Whether made with pen and ink on paper, or using elas cated straps out in the public realm, the lines are less existential as Situationist – detournements of drawing as invasions of public space.’ *Kit Hammonds – curator and tutor.

https://www.works.io/bruno-lavos-marques

Diogo deCalle (Visual artist, drawing, sculpture and illustration)

Diogo deCalle nascido em 1985 em Lisboa, cidade onde vive e trabalha.
É um criador licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha. Jovem Criador 2008, vencedor do 2º lugar na categoria de Artes Plásticas, tem vindo a desenvolver a sua obra de uma forma multidisciplinar assente em diversas expressões artísticas, desde o desenho e escultura às artes performativas, dança, teatro e performance, onde as questões do corpo ou o corpo como matéria de expressão estão sempre presentes.
Presentemente desenvolve a sua pesquisa e criação em Desenho, Litografia, Ilustração e Escultura efémera onde o tempo, a mudança, o corpo e o “em transformação” são fortes assuntos do seu caminho.

https://diogodecalleartwork.wordpress.com

—————————————————————————————————————————————–

Contacto: spontaneousartmovement@gmail.com

Tel. +351 915370986