Oficinas

IMG_8745Workshop Técnicas de SERIGRAFIA artesanal

AGORA no Primeiro Sábado de cada mês

na associação ZONA FRANCA nos Anjos.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA 2019!

 

Tudo o que precisas de saber antes de participar nas oficinas do AtelierSER:

O AtelierSER executa oficinas onde podes aprender os princípios básicos desta técnica ou dar continuidade à tua arte desenvolvendo projectos pessoais.
Durante o workshop, vais aprender como fazer serigrafia de um modo artesanal seguindo o pensamento DIY (do-it-yourself) e DIT (do-it-together). Passando por todo o processo, desde a construção da tela em bastidor (quadro) de madeira até ao puxar do rodo, vamos falar da história da serigrafia e mostrar-te uma variedade de técnicas através de exemplos.

Vamos abordar diferentes técnicas contemporâneas entre as quais, stencil, pop art e colagem sem deixar de exemplificar como trabalhar a imagem em Photoshop e fazer os fotolitos para pôr sobre a tela. Vamos experiênciar revestir uma tela com emulsão fotosensível e ‘expor/gravar’ a imagem usando a nossa unidade de exposição UV. Com o desenho transferido para a tela vamos aprender sobre: diferentes tintas, imprimir, assinar e numerar uma pequena série.

Breve introdução técnica:
Serigrafia ou silk-screen é um processo de impressão no qual a tinta é transferida/estampada – pela pressão de um rodo (raclette) – através de uma tela previamente preparada. A tela, normalmente de seda, nylon ou poliéster, é esticada num bastidor (quadro) de madeira, alumínio ou aço. A “gravação” da tela é feita pelo processo de fotosensibilidade, onde a matriz (tela) preparada com uma emulsão fotosensível é colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz+fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz (unidade de exposição UV).
A técnica de serigrafia é utilizada na impressão em variados tipos de materiais (papel, plástico, madeira, vidro, tecido, etc.), com diversos tipos de tintas ou cores.

Esperamos que te divirtas a imprimir conosco e a explorar um pouco de arte contemporânea. “Uma oficina de serigrafia, nem sabe o bem que lhe fazia!”

 

OFICINA SERIGRAFIA – Técnicas de impressão artesanal em 3h:

 

1.Introdução aos conhecimentos de Serigrafia:
a) as 8 fases do processo
b) construção da tela

 

2.Exploração da técnica de impressão

a) impressão através de desenho de máscaras (desenho/escrita e corte stencil)

b) composição livre: impressão em diversos materiais e suportes.

 

3. Original em Serigrafia
a) criação e impressão de uma série numerada e assinada.

 

 

Equipa: BrunoLavosMarques e Las Piteadas

– Materiais necessários:

Os consumíveis incluídos serão algumas tintas e papel a usar. Outro tipo de suportes como T-shirts e sacos pano poderão ser adquiridos por intermédio do Atelier ou diretamente pelos participantes. Outros materiais extra podem ser adquiridos através do AtelierSER ou directamente nas lojas da especialidade.

– Duração da actividade: sessões de 3h30 com pausa para café.

– Idade mínima dos participantes: 8 anos

– Orçamento:  25€ cada sessão.

 

Inscrições e Informações:

spontaneousartmovement@gmail.com

+351 915370986

(inscrições por reserva, nº mínimo de participantes 5)

BOOK NOW

Morada:

Zona Franca nos Anjos, Arroios.

Rua Moçambique, nº42.

#AtelierSER